A pouco mais de um ano, a Harvard University e o MIT se uniram para desenvolver o edX, uma iniciativa para oferta de cursos online gratuitos. Agora esse time recebeu mais um reforço de peso: o Google.

Google e edX anunciaram hoje que estão começando a trabalhar juntos para construir uma plataforma aberta para a criação de MOOCs (massive open online courses; curso online aberto e massivo), que será hospedada em MOOC.org.

A meta do MOOC.org será construir um portal acadêmico que permita não apenas que qualquer estudante acesse cursos gratuitos, mas também que qualquer instituição acadêmica, governos, empresas ou pessoas possam gratuitamente criar e oferecer seus próprios cursos, sobre qualquer assunto.

O Google trabalhará no desenvolvimento da plataforma ao lado de pesquisadores de instituições como MIT, Harvard, Berkeley, Stanford e Queensland, parceiras do edX.

“Há muito tempo admiramos o comprometimento do Google com o acesso livre à informação e acreditamos que eles serão os parceiros perfeitos para trabalharmos na formatação da nova geração da educação aberta e do aprendizado.”, afirma Anant Agarwal, presidente do edX. “O Google compartilha nossa missão de aperfeiçoar o aprendizado tanto no campus, quanto online. Trabalhar com os engenheiros e a tecnologia de alto nível do Google nos possibilitará avançar nas experiências de aprendizado online, on-campus e misto mais rápido e mais efetivamente do que nunca.”

Share Button

Renato Carvalho

Designer, Mestre em Design de Tecnologias Educacionais pela Universidade de Toronto. Trabalha por uma Educação focada no estímulo à criatividade, colaboração, autonomia, iniciativa e pensamento crítico.

Deixe uma resposta