O reconhecimento da importância do ensino de lógica de programação para crianças continua crescendo e, com isso, não param de surgir iniciativas geniais nesse sentido. A mais recente delas é o CodeCombat.

CodeCombat é um game gratuito e de código aberto que ensina JavaScript, uma das linguagens de programação mais utilizadas na web, enquanto a criança se diverte conduzindo seus personagens através de masmorras e enfrentando inimigos como ogros, trolls e munchkins.

A mecânica é simples. Ao lado do campo de jogo há um editor de código. O game vai oferecendo orientações sobre como escrever o código, quais funções utilizar e qual a sintaxe correta para que os personagens atinjam cada objetivo e avancem de fase. Evidentemente, a cada fase o desafio é mais complexo e, dessa forma, mais conhecimentos são adquiridos e reforçados.

CodeCombat

 

CodeCombat

Há ainda uma versão Multiplayer que permite que o jogador convide amigos para jogar de forma colaborativa e juntos vencerem os desafios.

O jogo já está quase todo traduzido para o português (e diversos outros idiomas), mas ainda é possível se cadastrar como colaborador para ajudar a traduzir as partes que ainda estão disponíveis apenas em inglês.

Share Button

Renato Carvalho

Designer, Mestre em Design de Tecnologias Educacionais pela Universidade de Toronto. Trabalha por uma Educação focada no estímulo à criatividade, colaboração, autonomia, iniciativa e pensamento crítico.

Deixe uma resposta