Qual é primeira ferramenta que você precisa ter para ensinar Programação? Um computador, certo? Bem, não é isso que pensa Dan Shapiro, CEO do Google Comparison.
Dan queria encontrar uma maneira de transmitir aos seus gêmeos de 4 anos de idade sua paixão pela programação. “Eu acredito que programação é como um superpoder que você dá à garotada, uma forma de garantir que as inovações do futuro não vão deixá-los para trás”, diz ele.
Foi pensando nisso que ele criou o jogo de tabuleiro chamado Robot Turtles. O objetivo dos jogadores é usar cartões com instruções para conduzir as simpáticas tartaruguinhas por um labirinto e capturar jóias. Entretanto, enquanto movem as peças pelo tabuleiro, as crianças estão subliminarmente aprendendo princípios fundamentais de programação, como usar sintaxes limitadas para expressar ideias complexas, ordenar operações e “debuggar”, ou seja, desfazer instruções incorretas.
O jogo foi projetado para crianças a partir de 3 anos de idade, mas também é adequado para crianças maiores que podem experimentar regras mais difíceis, com os jogadores usando três cartões de cada vez, ao invés de apenas um, e assim precisando prever uma inteira sequência de movimentos.
Shapiro recorreu ao Kickstarter, um site de crowdfunding, para levantar fundos para produzir o Robot Turtles em escala comercial. Sua meta, para isso, era obter 25 mil dólares até o dia 27 de setembro. O resultado superou enormemente essa expectativa. No dia 7 de setembro, 20 dias antes do prazo, mais de 4 mil pessoas haviam contribuído com um total de mais de 170 mil dólares. Contribuições a partir de 29 dólares dão direito à compra do jogo com desconto e com 40 dólares é possível receber o jogo em casa, em dezembro, quando ele for produzido.
Deixe uma resposta