Há algum tempo, publicamos aqui no Rescola um artigo sobre MOOCs, os cursos online, abertos e gratuitos, que atendem simultaneamente milhares de alunos de todas as partes do mundo, e que vem atraindo cada vez mais participantes. Agora, a Universidade de Toronto, no Canadá, está oferecendo um MOOC projetado especialmente para professores. E os professores brasileiros contam com uma vantagem especial: todas as aulas terão legendas em português do Brasil.
Com duração de seis semanas, o curso Teaching with Technology and Inquiry (Ensinando com Tecnologia e Investigação) vai discutir os principais temas e desafios relacionados ao uso de tecnologia e técnicas de Aprendizagem por Investigação no ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Para isso, serão cobertos os seguintes tópicos:
- Pedagogia centrada no aluno e pedagogia da investigação;
- Projetando lições e avaliações;
- Aprendizagem colaborativa;
- Dispositivos móveis e portáteis;
- Co-construção de conhecimento;
- Atitude investigativa.
Além disso, o curso, que será ministrado através da plataforma EdX, estimulará e facilitará a colaboração dos participantes, que poderão se reunir em grupos de interesse baseados nos assuntos e faixas etárias para as quais costumam lecionar para coletar e compartilhar os recursos e ideias que cada um aplica em sua prática pessoal de sala de aula.
Para tornar a experiência ainda mais ajustada às necessidades de cada um, serão oferecidos dois strands (trilhas) que cada participante poderá escolher de acordo com o grau de aprofundamento e esforço que pretende dedicar ao curso. Quem optar pela Foundations Strand (Trilha dos Fundamentos) assistirá as aulas e se envolverá em reflexão, discussão com os outros participantes e avaliação de projetos de aulas que envolvem tecnologia e Aprendizagem por Investigação. Os que pretendem se aprofundar ainda mais poderão escolher a Design Strand (Trilha do Projeto). Nesse caminho, os participantes, além de participarem das mesmas atividades dos que optarem pela trilha básica, serão divididos em grupos para projetar colaborativamente suas próprias lições.
Outro importante diferencial do curso é que ele foi planejado e será ministrado em conjunto pela Universidade de Toronto e pela UTS (University of Toronto Schools), que é uma escola de nível fundamental e médio vinculada à universidade. Assim, o curso fará uma ponte entre os mais recentes recursos e ideias pesquisadas no Encore Lab, da Universidade de Toronto, e as situações reais de sala de aula onde eles são aplicados.
A abertura oficial do curso será no dia 1 de julho de 2015, mas, para quem quiser começar antecipadamente, a Teacher’s Lounge (Sala dos Professores) estará aberta com quatro semanas de antecedência. Nela, a partir do início de junho, os participantes de todo o mundo já poderão começar a interagir uns com os outros, participar de atividades preparatórias e iniciar a coleta de recursos pedagógicos que poderão ser utilizados no decorrer do curso.
Interessado? Saiba mais no site do MOOC Teaching with Technology and Inquiry ou inscreva-se já na página do curso no EdX.
Adorei a idéia deste curso Renato.
Pena eu não estar aí em Toronto.
Achei super interessante a temática do curso ,principalmente no meu caso que leciono em escolas públicas do Rio de Janeiro.
Olá, Camila. O curso é online. Você pode cursá-lo de casa, no Rio ou em qualquer lugar do mundo, e assistir as aulas no seu próprio ritmo. Vá em frente! 🙂
De grande utilidade esse “post”. Por ele a gente pode perceber o alcance do mundo virtual no processo educacional.
Renato, me inscrevi, mas não acho nada do curso em português. O que faço?
Olá Tadia,
A opção para mudar o idioma das legendas fica no botão “CC”, no canto inferior direito das janelas dos vídeos.
Um abraço,
Renato Carvalho
Infelizmente agora já está fechado.