Tomas de Lara é um amigo do mundo. Gaúcho inquieto e muito ligado nas mudanças do planeta, com projetos diferenciados na economia criativa como a Engage, participa do Global Shapers e tem viajado pelo mundo conhecendo escolas, projetos, dando palestras e trocando ideias e experiências.

Aqui ele responde algumas perguntas feitas pelo Rescola sobre um curso recente na Schumacher College em Londres/UK.

Tomas @ Schumacher College 2013

Rescola: O que mais te impactou na Schumacher College?

Tomas de Lara: A vivência de uma comunidade sustentável, colaborativa e muito ligada ao autoconhecimento e à espiritualidade. É um incrível think tank da nova economia, da economia que iremos ver nos próximos 20 a 30 anos.

Rescola: Quais características dela tu mais gostarias de ver aplicadas em escolas no Brasil?

Tomas de Lara: O aprendizado sobre colaboração, a reconexão do humano com a natureza, o aprendizado sobre o valor das coisas simples, o cuidado com a individualidade de cada ser humano, e ao mesmo tempo o senso de coletividade e interdependência entre tudo e todos.

Rescola: Tu achas que estes aspectos podem ser aplicados em todas as escolas ou somente em algumas que tenham uma proposta mais alinhada ao tema?

Tomas de Lara: Todos estes temas devem ser aplicados a todas escolas, pois estes são caminhos muito importantes que a educação tem que começar a traçar para podermos criar uma sociedade mais justa, mais natural, menos competitiva, menos gananciosa. Será que devemos ter escolas que seguem fomentando a ganância, a competição ao invés da colaboração e a disconexão com a natureza? Acredito que não. Devemos mudar vários paradigmas, e esta mudança deve vir desde cedo.

Rescola: Qual teu sonho para a educação no Brasil?

Tomas de Lara: Que as escolas e academias mais tradicionais e conservadoras aprendam com as novas escolas que trazem uma visão mais adequada a nossa atual realidade. Exemplos de escolas do “novo mundo”:

Schumacher College
Transformative courses on sustainability.

Escola da Ponte
School that follows the principles of democratic education.

Estaleiro Liberdade
A escola para quem quer ser livre

Escola Livre Inkiri – Piracanga
Aprendizagem liderada por princípios espirituais

Trade School
Barter for knowledge.

The School of Life
Good ideas for everyday life.

General Assembly
Transforming thinkers into creators.

Brockwood Park School
To educate the whole human being.

Summerhill
The original alternative ‘free’ school.

Kaospilot (Denmark)
A hybrid business and design school, a multi-sided education in leadership and entrepreneurship.

Hyper Island
Enables companies and individuals to develop, grow and rise to the challenges of tomorrow’s transformative technology.

Studio School
Small schools with an emphasis on meaningful qualifications, employability skills, and paid work.

Caroline Bücker

Mestranda em Educação, Publicitária, pós-graduada em Gestão Empresarial, professora universitária, consultora de estratégia. Facilitadora de cursos de Design thinking na PUCRS/Crialab/Tecnopuc e em cursos independentes e colaborativos. Co-fundadora do Coletivo Thinkers Poa. Incomodada com a atual situação da escola e os formatos muito tradicionais de ensino e de aprendizagem, acredita na transformação do ser humano através de uma educação mais inclusiva, criativa e divertida.