“As pessoas, definitivamente, estão divorciadas da natureza. Os conservacionistas pioneiros do Japão dizem que não é questão de cuidar do rio, mas dos corações humanos.”
Joseph Cornell – Entrevista TV Cultura (2007)

Joseph Cornell é um respeitado e conhecido educador naturalista que propôs a metodologia do Aprendizado Sequencial, a qual conta com obras traduzidas para mais de 15 idiomas. Essa filosofia de ensino sugere que o aprendizado através de todos os sentidos contribui com a percepção da conexão de adultos e crianças ao mundo natural.

Na década de 70, Joseph Cornell atuou como mediador em visitas realizadas no Grand Canyon, USA, onde sentiu que, embora os visitantes apresentassem certo entusiasmo, apreciavam durante poucos minutos a bela paisagem do local e dispersavam-se para tirar fotos e falar de assuntos aleatórios durante o momento que poderia ser de contemplação e de contato com a natureza. Ele percebeu que os participantes de seus grupos aprofundavam mais sua experiência quando as atividades propostas eram organizadas de forma a criar um fluxo de energia, partindo de um estado de maior agitação para um estado de maior concentração da atenção.

Nesta perspectiva, apresenta atividades lúdicas reunidas em quatro estágios: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração, as quais são facilmente adaptáveis a diversos ambientes. Essas vivências oportunizam integrar conteúdos vistos em sala de aula, de forma clara, prazerosa e divertida, entendendo-os como partes de uma rede que os articula entre si e, mais do que isso, com nossas vidas.

O contato direto com a natureza promove a sensibilização e a ampliação do senso crítico e da consciência individual e coletiva em relação aos problemas ambientais atuais, contribuindo com mudanças de sentimento e de atitudes em prol da conservação da natureza. Cornell sugere que o educador ensine menos e compartilhe mais; seja receptivo; concentre a atenção da criança; observe e sinta primeiro, fale depois e que um clima de alegria e entusiasmo prevaleça durante a experiência.

O representante oficial do Aprendizado Sequencial no Brasil é o Instituto Romã, sediado em São Paulo. Para maiores informações, acesse: www.institutoroma.com.br

Share Button

Amanda Nascimento e Luciele Comunelo


Deixe uma resposta