A percepção da necessidade de incorporar as novas tecnologias digitais na sala de aula é crescente. Aqui no Rescola nós já falamos de inúmeras ideias e iniciativas interessantíssimas relacionadas a esse tema, como, por exemplo, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Mas muitos educadores que já estão convencidos dessa necessidade e ansiosos para partir para a prática ainda se perguntam “Mas como eu uso ‘realmente’ tecnologia e essas novas metodologias nas minhas aulas?”

Alunos usando tablets

O curso online Tecnologia para Sala de Aula pretende responder essa dúvida e capacitar os professores a ir além da simples utilização de softwares educacionais e LMS’s (learning management systems) e trazer para a sala de aula a tecnologia que está no dia-a-dia dos alunos. Para isso, o curso explora o uso pedagógico de ferramentas gratuitas da Web, como Google News, Google Drive e Twitter, e recursos para criação de podcasts, vídeos e imagens.

Segundo Paula Furtado, mestranda em Linguística Aplicada pela Unicamp e cofundadora da escola de tecnologia online criativa Mupi, o curso promove uma constante interação entre instrutores e alunos, e entre os próprios alunos. “Durante todo o curso, orientamos as atividades através da própria plataforma e dos fóruns. Além disso, os alunos, enquanto fazem suas atividades podem nos pedir ajuda através dos canais de fórum, email e whatsapp. Achamos fundamental estar sempre presente pois sabemos que ser um aluno a distância em um assunto tão novo pode causar aflições!”, garante ela.

A próxima turma do curso Tecnologia para Sala de Aula começa no dia 18 de maio e as inscrições podem ser feitas aqui.

 

 

Share Button

Renato Carvalho

Designer, Mestre em Design de Tecnologias Educacionais pela Universidade de Toronto. Trabalha por uma Educação focada no estímulo à criatividade, colaboração, autonomia, iniciativa e pensamento crítico.

Deixe uma resposta