Inquiry-based Learning, ou Aprendizagem Inquisitiva é uma abordagem que vem merecendo cada vez mais atenção. Com raízes profundas no Construtivismo de Piaget e Vygotsky, o método procura construir o conhecimento a partir da experiência, especialmente em ambientes de trabalho em grupo.

Há diversas formas de Aprendizagem Inquisitiva:

  • Inquisição confirmativa – São informados aos alunos a questão, a resposta e o método que foi utilizado para encontrá-la. Eles devem repetir a experiência para confirmá-la, vivenciando assim o processo investigativo e compreendendo como ele funciona.
  • Inquisição estruturada – Os alunos conhecem a questão e o método investigativo, mas precisam fazer o procedimento para encontrar a resposta.
  • Inquisição guiada – Os alunos recebem apenas a questão e precisam projetar os métodos e encontrar a resposta.
  • Inquisição aberta – Os alunos decidem quais questões lhes intrigam, planejam o método investigativo e chegam às respostas.

Vamos Contar - IBGEO site Vamos Contar, do IBGE, oferece uma lista de atividades sugeridas utilizando a imensa base de dados do instituto como objeto de pesquisa. Há atividades adequadas para todas as idades, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Várias dessas atividades envolvem técnicas de Aprendizagem Inquisitiva ou servem de inspiração para que você mesmo desenvolva atividades adequadas para as suas turmas. Além disso, seus alunos podem aproveitar o espaço para contar como o conteúdo do site foi utilizado e como foi a atividade.

Vale a pena conferir.

Share Button

Renato Carvalho

Designer, Mestre em Design de Tecnologias Educacionais pela Universidade de Toronto. Trabalha por uma Educação focada no estímulo à criatividade, colaboração, autonomia, iniciativa e pensamento crítico.

Deixe uma resposta